RESUMO: A Gincana Matemática foi uma proposta metodológica educativa que, através de meios lúdicos, propôs uma alternativa didático-pedagógica para mostrar que a matemática escolar pode ser divertida. Sua aplicação consistiu em dividir os alunos da sala em quatro equipes com o propósito de premiá-los após a conclusão de cada módulo. A premiação era exclusiva para os grupos vencedores, no entanto, sempre procuramos levar um prêmio de consolação aos demais no intuito de fortalecer e incentivá-los a continuar nas aulas. A pontuação da gincana foi o somatório dos pontos adquiridos nas atividades, com a entrega de prêmios ao final de cada mês, e recomeçando a contagem a cada entrega de brindes. Em geral, eram entregues materiais escolares que seriam utilizados posteriormente em nossas aulas e também nas aulas regulares do ensino básico, como canetas, lápis, réguas, apontadores e compassos. Os conteúdos matemáticos abordados nas atividades não seguiam necessariamente a ordem do planejamento da professora regente, todavia eram temas apropriados ao nível de conhecimento da turma. As atividades iniciavam com abordagem teórica, seguidas de exercícios práticos que contavam com a participação dos alunos na lousa e, na sequência, a aplicação dos jogos. A partir das diversas dinâmicas que foram exploradas, ficou bem clara a satisfação dos estudantes, pois os mesmos começaram a mostrar o gosto que estava adormecido ou que não sabiam que tinham pela disciplina, e o mais importante, aprenderam mais matemática e iniciaram uma divulgação muito positiva do projeto na escola e seus arredores.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID/MAT/FOZ, Gincana, Matemática.
Referencias:Tahan, M. (1967). A arte de ser um perfeito mau professor. Rio de Janeiro: VecchiMarcelo Botura Souza – UNIOESTE – mbsfoz@gmail.com.
Matheus Maziero – UNIOESTE – matheus_mpb10@hotmail.com
Ivete de Vargas Witcel – UNIOESTE – ivetevargaswitcel@gmail.com
Rodrigo Cabanha – UNIOESTE – rodrigo_cabanha96@hotmail.com
Elenice Ana da Silva de Alencar – COL. EST. IPÊ ROXO – eleniceana@gmail.comProfessor Dr. Marcos Lübeck – UNIOESTE – marcoslubeck@gmail.com
Encontro de Licenciaturas da Unioeste
Foz do Iguaçu, Unioeste, 2017
ISSN 2594-777X