Resumo: Júlio Cesar de Mello e Souza criou o pseudônimo Malba Tahan e se formou professor pela Escola Normal e depois Engenheiro. Escreveu diversos livros, sendo 69 de contos e 51 de matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e ficção infanto-juvenil. Na disciplina de Didática Aplicada ao Ensino da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática, fomos desafiados a ler, interpretar e propor atividades com um livro de Malba Tahan. O objetivo da disciplina era que nós futuros professores pudessem conhecer uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática, ou seja, a Matemática ensinada por meio da literatura. No entanto, como a escolha do livro era livre, escolhemos ler “A arte de ser um mau perfeito professor” que se enquadra num livro de “didática da matemática”. Esta obra analisa e compara o comportamento do bom e do mau profissional distinguindo-os. A contribuição do livro para o ensino e a educação Matemática pode ser resumido na sua própria publicação. A leitura nos provocou muitas reflexões, dentre elas, destacamos: Como ensinar Matemática sem refletir a respeito dela? Como me torno um bom ou mau professor? Por que em alguns momentos da docência esqueço de refletir a respeito das escolhas e das atitudes? Como a matemática pode ser diferente? Por fim, a obra nos mostra que já em 1966, o autor, levantava questões tão atuais a nós matemáticos e as reflexões fomentadas pela leitura do livro apontam caminhos, mas ainda há muito por fazer, no processo dialógico de tornar-nos “bons professores”.